fbpx

Orixá Exu

Home / Blog / Orixá Exu

Imagem do Orixá Exu

Imagem representativa de Exu.
Imagem representativa de Exu.

Orixá Exu, a verdade por trás deste ser espiritual.

Começando de forma já esquisita, eu Sacerdote Oseias quero lhe perguntar quantas vezes você já ouviu que o Orixá Exu faz o mal, é o demônio ou coisas assim?

Vamos entender esse orixá, saber exatamente o que ele é, como ele atua e qual a verdade por trás dos mistérios sobre ele.
Exú é o orixá da comunicação, é o mensageiro responsável pela comunicação entre nós seres humanos e os orixás. É cultuado no continente africano pelo povo iorubá, assim como também pelos afrodescendentes, como no candomblé de nação Ketu.
Aqui estamos falando do Exu africano, ao qual o termo correto é Èṣù, mais a frente irei explicar porquê existe e qual diferença entre o Exu africano e o brasileiro.

Esú na África

Na África assim como no Brasil, o Orixá Exu é o mensageiro e intermediário entre nós humanos e os orixás, associado também as encruzilhadas. É também conhecido como orixá da ordem e disciplina. Não é cultuado como divindade maligna, mas sim como uma divindade neutra como o próprio axé. Quando falo neutro, quero dizer simplesmente neutro, aquele que cultua é que vai ditar se é para o bem ou mal.

Ele é considerado guardião das aldeias, casas e cidades, além de atuar na vitalidade masculina, a magia, poder e o fogo da transformação. É também conhecido como ' O guardião do axé ' sendo sempre ele o primeiro a ser oferendado antes de outro orixá e da alguns trabalhos religiosos.

Orixá Exu é o Diabo/Demônio

Vamos entender como e porquê esse sincretismo entre o Orixá Exu e o diabo ocorreu, e claro de forma equivocada.

No período da colonização devido a seu estilo representado no culto africano, brincalhão, provocador, astucioso e sensual, foi confundido com Satanás. Mas isso foi e é um equivoco que ocorreu de certa forma até mesmo com ajuda dos próprios colonizados/escravos para se defenderem e evitar maus tratos ainda piores diziam que Exu iria vinga-los ou coisa assim. A intenção deles eram puramente de sobrevivência, mas que se perpetuou e hoje ainda é expressada por muitas pessoas.

Lembrando que dentro do candomblé, ao menos na maiorias das casas, não acreditamos em diabo, ou algum espírito puramente encarregado de fazer mal. Suas ações são sempre benéficas, produtivas e auxiliadoras para todos que fazem o uso adequado de seu livre-arbítrio.
Leia o Artigo "Pai de santo quem é e onde atua" que você irá entender esse parágrafo anterior.

Orixá Exu no Brasil.

No Brasil Exu é conhecido com o orixá do lado de fora, ele é o senhor do vazio, responsável por esvaziar tudo aquilo que entrar no vazio dele. É por isso que antes de qualquer atividade ocorre o despacho de exu, que é o ato de pedir a exu que fique em volta do ylê (terreiro). Desta forma todas as pessoas que entram no terreiro passam pelo vazio de Exu que está na entrada, logo são energética e espiritualmente esvaziadas.

Lembra que lá no inicio iria lhe explicar porquê existe é Esú africano e o Exu brasileiro? Pois bem, vamos la.. No Brasil temos os vários Exus, sendo o mais conhecido 'Tranca Ruas" que é um Exu de Ogum, responsável por abrir e fechar caminhos.
Mas porque temos o africano e o brasileiro? Acontece que no Brasil temos o conceito de evolução e a espiritualidade revelou que algumas pessoas quando estão nas esferas negativas, tem a oportunidade de se tornarem Exus e auxiliar a espiritualidade, assim passam a equilibrar a balança e quitar os débitos.

Passando para os detalhes claros, o que estou dizendo é que os Exus também estão evoluindo assim como eu e você, a diferença é que eles estão fazendo isso do lado espiritual.

Quando ouvimos o nome de um Exu, isso irá dizer exatamente qual o grau dele, exemplo Exu da encruzilhada, Exu das sete encruzilhadas, Exu rei. Percebeu aqui os graus, ditando em que escala de evolução esse Exu está.

Mas claro que você pode me perguntar, Paulo porque isso acontece? Há isso é uma historia para outro dia rsrs.  É zoeira kkk.
Isso ocorre porque podemos desencarnar e irmos as esferas negativas, por ficarmos presos as nossas questões materiais e claro pela gravidade dos erros cometidos aqui em vida. Deus sendo amoroso permite que algumas pessoas se tornem Exu para diluírem as cargas que os levaram a essas esferas negativas.

Elementos e ferramentas do Orixá Exu

Há como não lembrar e falar dos elementos e ferramentas utilizadas pelo Orixá Exu? Simplesmente sem o conhecimento,  não tem como. Mas quero neste artigo lhe explicar algumas coisas que faram você mudar de ideia caso tenha criado coisas em sua mente sobre esse assunto.

Bebidas, poque Exu bebe se a bebida é algo ruim? O fato é que o alcool que vem do reino vegetal (cana de açúcar) que é regida por Ogum e Exu, é manipulado por Exu como um esterilizador energético e espiritual. Não é obrigatório que o Exu beba, ele pode simplesmente cheirar e irá manipular do elemento perfeitamente.

Fumo, porque ele fuma se também é ruim? Acredito que você já tenha uma noção, mas irei explicar. Novamente temos o elemento vegetal em questão, o fumo é regido por Oxalá, porém é manipulado por Exu, e utilizado em charutos e cigarros como  um defumador pessoal, então não é necessário tragar a fumaça, apenas puxar e soltar para defumar a pessoa e ambiente.

Tridente: Muito polemico e sincretizado, vou te explicar de forma breve. Exu é tripolar, ou seja ele é positivo, neutro e negativo o tridente remete a isso. Lembra que falei que quem ativa é que vai ditar se é bom ou ruim? Então percebe que por ele ser tripolar é  ativação que vai dizer como ele irá atuar.

O tridente remete também aos quatro principais elementos água, fogo, terra e ar. Esquerda: Água. Direita: Fogo Meio: Ar e Empunhadura (cabo): Terra

Já falei em alguns vídeos sobre isso, e quero deixar claro que existe uma infinidade de itens, ferramentas e preparos que podem servir para o Orixá Exu. Então esses que estou citando aqui é para que você possa ter uma base inicial para realizar uma oferenda, firmeza e assim por diante.
Acontece também o fato das pessoa só quererem fazer algo no dia exato de tal orixá, nada te impede ou atrapalha caso você faça outro dia ou horário. Faça quando sua intuição pedir ou você sentir a necessidade.

Mas se você pertence a uma casa/doutrina que diz que eu estou errado, sua casa, mentor e doutrina está certa e eu errado, pratique aquilo que sua casa ensinar. Mas nada impede que você leia, pesquise, estude e adquira outros conhecimentos.

  • Dia da semana: Segunda-feira.
  • Elementos: Fogo ou terra
  • Cristais: Ônix - Hematita
  • Ervas: Casca de alho - Casca de cebola
  • Bebidas: Pinga - Whisky
  • Símbolo: Ogó (bastão de madeira em formato fálico)
  • Cores: Vermelho e preto.
  • Saudação: Laroyê - Mojubá!

“Laroyê Exú! = "Mensageiro, Exú!” - "Exu é forte"
“Exú e Mojubá = Exú, a vós meu respeito!” "Eu reverencio a sua força"
Podendo ter outras traduções.

*Este artigo não esgota o assunto sobre o Orixá Exu, mas te oferece conhecimento suficiente sobre esse orixá.

Quer ouvir este e outros artigos no spotify? Clique aqui.